A fonte falou sobre as medidas atuais de MelÔn para proteger suas paradas de sajaegi, a manipulação de paradas musicais e números de vendas /streaming pela agência de um artista.
"Mesmo antes de a questão da música digital sajaegi ter sido levantada, conversamos com o departamento governamental relacionado para estabilizar o mercado", afirmou a fonte. "Se recebermos uma solicitação de uma agência de investigação que visa realizar uma investigação que sirva ao interesse público, cooperaremos tanto quanto a lei permitir".
O chefe da Creativer também falou com o canal de notícias Sports Seoul. Eles disseram: "Os artistas mencionados pelo Partido do Povo não estão de forma alguma conectados a nós. Ocorreu um mal-entendido no processo de desenvolvimento e teste da plataforma. ”
"Não recebemos pedidos de cometer sajaegi ou tentamos fazê-lo", disseram eles. "Se tivéssemos cometido sajaegi, receberíamos a punição por isso, mas não temos a capacidade ou condições necessárias para cometer sajaegi".
O Creativer é descrito como uma empresa de curadoria de inteligência artificial lançada pela agência de marketing N Star Company em 2017. Recentemente, o N Star foi acusado de cometer sajaegi para os artistas Song Ha Ye e Young Tak. O chefe da N Star afirmou que, depois de estabelecer o Creativer, eles estavam monitorando uma nova plataforma de música digital e usaram músicas de Song Ha Ye e Young Tak como parte de seus testes, porque conhecem a agência dos artistas.
Com relação às acusações mais recentes, o chefe da N Star afirmou que nunca recebeu pedidos de sajaegi das agências mencionadas e disse que divulgará uma declaração que esclarecerá suspeitas. Eles comentaram que, se o Partido do Povo tivesse verificado com eles primeiro a verdade, esses mal-entendidos não teriam ocorrido. "Peço desculpas aos artistas mencionados que estão sofrendo por minha causa", acrescentaram.
Um dos artistas acusados pelo candidato do Partido do Povo Kim Geun Tae de sajaegi é Ko Seung Hyung. Em 8 de abril, uma agência informou que eles haviam conversado com um ex-funcionário da agência de Ko Seung Hyung, STX LIONHEART.
O relatório afirmava que a fonte havia dito a eles: "É verdade que houve um pedido feito para o sajaegi de Ko Seung Hyung e [nós] lhes demos dezenas de milhões de won [aproximadamente dezenas de milhares de dólares]".
Mais tarde, uma fonte da STX LIONHEART disse ao Maeil Business Newspaper: “As suspeitas sobre sajaegi digital são infundadas. No momento, estamos analisando a pessoa que afirma ser um ex-funcionário e estamos preparando uma ação legal ".
Além de Lee Gikwang, BOL4 e Song Ha Ye, cujas agências já haviam revelado planos de tomar medidas legais, a agência de So Hyang também anunciou planos para ações legais.
Em relação a esses anúncios dos artistas, a Xportsnews relata que Kim Geun Tae disse: "Eles têm o direito de tomar uma ação legal e eles têm todo o direito de se explicar". Ele acrescentou: "Se eles responderem com uma ação legal, eu também responderei de acordo com o procedimento".
Cr: Soompi