Em 8 de abril, a candidata do Partido Popular Kim Geun Tae realizou uma conferência de imprensa na Assembléia Nacional, revelando as circunstâncias e as evidências que cercam a aquisição ilegal da empresa de marketing Creativer e o uso indevido de contas on-line de cidadãos comuns, a fim de manipular paradas musicais.
Durante cinco meses de pesquisa, Kim Geun Tae identificou 1.716 relatos de Daum e Melon de cidadãos coreanos que eram usados para manipular ilegalmente paradas musicais. As vítimas dos hackers eram pessoas de todos os sexos e idades, variando de pessoas nascidas em 1935 a 2003.
Chamando a si mesmos de empresa de marketing, o Creativer executou ilegalmente "marketing insuficiente". Fora das horas que contam para os resultados do gráfico, o Creativer usou o horário em que os usuários estão menos ativos, a partir das 21h às 23h, para realizar a manipulação. As atividades incluíam a busca de músicas para colocá-las na seção de palavras populares de busca [Melon] e a transmissão e o download de músicas. Para evitar ser acusado de manipulação, o Creativer realizou simultaneamente o marketing viral e também tocou as músicas de outros músicos, como as da IU, para desviar as suspeitas.
As empresas que manipulavam as paradas emprestavam e particionavam servidores para abrir várias janelas e tocar música, ou tornavam os computadores reconhecidos como dispositivos móveis para reproduzir e baixar músicas. Além disso, aqueles por trás da manipulação de gráficos também manipularam pesquisas em tempo real nos principais mecanismos de pesquisa, bem como votos e comentários em tempo real nas comunidades online.
Segundo os relatos, os artistas que implementaram técnicas de marketing secretas com o Creativer e sua derivada Lionti Holdings foram os artistas Ko Seung Hyung, GWSN, Bad Kidz, BOL4, Song Ha Ye, Young Tak, YOYOMI, So Hyang, Ali e Lee Gikwang do Highlight .
Após os relatórios, representantes de Lee Gikwang, YOYOMI, GWSN, BOL4, Ko Seung Hyung, Young Tak e Song Ha Ye negaram veementemente as alegações. As agências de Lee Gikwang, BOL4 e Song Ha Ye também revelaram planos de tomar medidas legais para a disseminação de rumores falsos e difamação.
Kim Geun Tae declarou: “Devido a manipulações ilegais nas paradas, as músicas de bons músicos que deveriam ter sido destaque são incapazes de obter atenção adequada. Lutaremos até o fim para que uma competição justa ocorra. ” Kim Geun Tae expressou sua esperança de remover completamente a manipulação da opinião pública na internet com a ajuda do público.
O Partido do Povo anunciou sua intenção de revelar as 1.716 contas hackeadas de Daum e Melon em breve. Informações como servidores e endereços IP usados na manipulação de gráficos serão transferidas para uma agência de investigação. O Partido do Povo também solicitou à agência de investigação uma punição forte no caso de a evidência ser destruída e também solicitou que Melon e outras plataformas de streaming de música revelassem os registros históricos das músicas tocadas pelas contas invadidas.
Antes, Kim Geun Tae havia atuado como porta-voz do Right Solid Party para fornecer supostas evidências da música de Song Ha Ye usando manipulação de gráficos. Na época, sua agência negou as alegações e revelou planos de tomar ações legais.
________________________________________________________________
Trans>Eng: @Namsyu || Trad. PtBr: MAriLee
Clique aqui para ler a Resposta da Around Us sobre a acusação.
