[ENTREVISTA] YOON DUJUN x Revista SQUIRE KOREA - Ed. Setembro 2020

 NegritoMok Jung Wook | Azul: Yoon Dujun

Entrevista ESQUIRE 20.08.20: Parte 1



(Olhando para a mesa de Mok Jung Wook)
O diretor está bebendo uma bebida energética. 

- (Rindo) É porque você está cansado? 

Não. Eu bebia isso com frequência no exército, então estou feliz em ver. Eu não estou cansado. Tomei alguns suplementos antes de vir, multivitamínico. 

- Estava preocupado, porque você faz uma entrevista em vídeo logo após de terminar uma sessão de fotos. Você pode estar cansado, pois já é tarde da noite. 

Não, não estou cansado, só... Me sentindo um pouco sobrecarregado? Acho difícil tirar fotos. 

- Ouvi dizer que você acha difícil fazer uma sessão de fotos. O que torna isso difícil para você?

Não tenho certeza do motivo exato. Coisas como, ter que agir com calma mesmo com muitas pessoas me observando? Desde a estreia, algumas coisas têm sido difíceis para mim. 


- Já se passaram 12 anos desde a estreia e você ainda se sente assim... 

É assim com as fotos. Eu me dou bem com vídeos musicais, dramas e programas de variedades. 

- Entendo. No entanto, você retrata bem uma atração fatal nos dramas. 

Leva um tempo para entrar no personagem quando vou atuar. Na verdade, também foi difícil no início. Conforme o tempo passa, fico mais familiarizado com o personagem que estou interpretando. No entanto, para as sessões de fotos, você deve retratar isso no momento. Em um quadro, de repente você tem que agir legal. Acho que ainda me sinto envergonhado e tímido, por isso acho difícil. 

- Quando você está atuando, você lentamente se torna igual ao personagem que está interpretando. 

É diferente para todos, mas para mim, é algo que sinto quando interpreto continuamente o mesmo personagem. No início, memorizar o roteiro era difícil, mas conforme fui me familiarizando com o personagem, eu só precisava ler o roteiro uma vez para lembrar de tudo. Eu estava familiarizado com o que o personagem e poderia dizer como ele se sentiria . Tirar fotos para uma sessão, parece o primeiro dia de filmagens para um drama, tudo é desconhecido e eu tenho que estar constantemente em alerta e ciente da situação 

- Há uma cena no drama que você interpretou um personagem. Todos estavam comendo frango ensopado, Dujun-ssi levou a pimenta até a boca e parecia ser uma bem forte. Lágrimas podiam ser vistas porque era muito picante, mas você continuou comendo enquanto estava atuando. Mais tarde, alguém perguntou se era picante e você respondeu "Sim, muito picante" enquanto sorria. 

Ah, eu me lembro disso. Não há um roteiro fixo para as cenas de alimentação na série quando eu comia. Era uma cena que normalmente é editada, mas o diretor a salvou. Pode ser porque éramos próximos, já que era o segundo projeto em que trabalhamos juntos. Era uma cena em que qualquer pessoa que assistisse pensaria: "E? Acho que não é bom". Mas o diretor achou que seria interessante adicionar ao produto final. Foi ótimo. 

- Mesmo assim, acho que seria difícil salvar uma cena durante um "não é bom", pois o tom do ator sairia naturalmente. Enquanto conversamos, pensei que essa cena seria um sinal de como você reservou um tempo para mergulhar no personagem. 

Muito obrigado. Isso é um elogio muito grande para mim. Apenas... seguindo o curso das coisas, mesmo que seja um "não é bom". 

- Uma vez você disse que Koo Dae Yong, o personagem que você interpretou na série , é o mais parecido com o seu "eu" atual. 

Comparativamente, sim é. 

- Comparativamente? 

De certa forma, era um personagem que tinha espírito de luta. Ele tinha uma boa personalidade, era gentil, bom no que fazia, cuidava muito bem das pessoas ao seu redor e era fortemente independente. É como olhar a configuração do mundo do drama com a vida real, na realidade, se você fosse encontrar alguém como ele, não seria um "certo"? Quando eu disse que éramos semelhantes, acho que estava me referindo à minha atuação. Uhm... é difícil de explicar em palavras, mas de qualquer forma, acho que Koo Dae Yong é um personagem muito bom. 

- Ainda pensando nisso, não que seja parecido, mas ele é alguém que você gostaria de ser? 

Sim. Em alguns aspectos. Ele era uma pessoa moralmente correta. Sou alguém que também se esforça para ser isso. Eu também quero fazer bem no meu trabalho. No entanto, acho que percebi que é muito difícil me tornar esse tipo de pessoa. O que senti durante aquele tempo e o que sinto agora a partir do drama é completamente diferente. 

- Você sente que mudou muito depois de voltar do exército? 

Eu sinto que me tornei mais sensível. 

- Por quê? As pessoas geralmente não saem do exército transbordando autoconfiança? 

Eu pensei que isso aconteceria comigo também, mas coisas como a pressão... Oh. (risos) Claro, em algumas áreas, o exército me fortaleceu. No entanto, se você olhar para trás, o que estou fazendo agora não tem absolutamente nenhuma relação com o exército. Não é um trabalho com um estilo de vida regular como o de um militar, também não é um trabalho onde recebo ordens de um escalão superior. Acho que a experiência do exército não é algo que complementa o que faço agora. Bem, ainda foi uma experiência significativa até certo ponto. Foi um momento para recarregar as baterias, um momento para ampliar meus pontos de vista. 

- Longe dos muitos componentes que compõem sua vida, acho que o exército foi uma época que permitiu você olhar para trás à uma "distância".

Sim, isso mesmo. O exército é difícil. como existe um estilo de vida regular e uma cultura restrita de hierarquia. Porém, além de tudo isso, também havia coisas como paz... mentalmente falando.

- Onde você serviu? 

Gangwon-do, Inje.

- Como você disse que havia paz interior, gostaria de perguntar se havia lugares bonitos. Servi no Paju GOP, a natureza era muito bonita e foi o que eu mais gostei. Era uma área restrita onde civis não eram permitidos.

Eu realmente gostei disso no início. Como era Gangwon-do Inje. Sou uma pessoa que gosta muito da natureza. Eu gostava das montanhas e também gostava muito de como havia muitas estrelas no céu noturno. Quando saí para minhas primeiras férias em Seul, pensei “Ah, o ar da cidade está rançoso”. Havia desacostumado da paisagem com muitos edifícios. Mesmo assim, por mais bonita que seja a natureza, olhar para ela continuamente por quase 2 anos foi um pouco... (risos) Senti falta da paisagem urbana. Agora que estou fora do exército por 4-5 meses, sinto falta das montanhas novamente. Foi quando percebi... Em vez de gostar da natureza, eu me imaginei nela, pois sempre vivi na cidade. Sonho com a cidade quando vivo na natureza, e vice-versa.

- Você disse que o exército era duro, mas parece que você também é bastante sentimental sobre isso. 

Sim. Se me pedissem para fazer de novo, eu não seria capaz, mas... Naquele momento, me senti bem. Coisas como ter tempo para assistir TV .

- Ah, a pequena felicidade, hora da TV. (risos)

Ah, o que eu realmente gostei foi a sensação de empolgação quando disseram que teríamos tempo de TV no dia seguinte. Realmente. Se houvesse um filme de que gostássemos muito, todos faríamos um planejamento para que coincidisse com o horário de exibição. Preparávamos lanches suficientes, colocávamos no jornal e todos comíamos juntos com pauzinhos. Já que não gostávamos de sujar as mãos. Enquanto comíamos, assistíamos ao , uau, aqueles foram momentos divertidos, sério ... O que mais tinha? Assisti fazia muito tempo e não me lembrava de tudo, então assisti mais uma vez, eu ainda não tinha assistido , então foi a 1ª vez que assisti. 

- É fortemente centrado em obras famosas de Hollywood. Assim como .

Isso mesmo. Havia um tipo de atmosfera. Tipo, assistir a obras famosas em vez de assistir a filmes desconhecidos. Meus amigos eram todos muito jovens eles não tinham assistido , e eu já havia assisti algumas vezes. Era um filme longo e antigo, então as crianças não queriam realmente assistir, mas eu os convenci dizendo “Ah, vamos assistir, vamos assistir”, “Isso é uma obra de arte, você tem que assistir ”. Se eu estivesse sozinho, também não assistiria a esse tipo de filme. Foi porque estávamos juntos. 


- Na próxima vez que assistir , terá lembranças de você de uniforme, comendo lanches com pauzinhos. 

Eu posso ter flashbacks desse tipo. Mas é assim que todo mundo assiste a filmes. Gostei muito do tempo que passamos juntos com os amigos, reunidos para assistir um filme, mais do que o fato de ter assistido a um filme específico. Seria bom se o filme fosse bom, mas se não fosse, tudo bem, pois iriamos rir entre nós, ainda estaria tudo bem. Nós ainda não nos encontramos após a dispensa. Convidei alguns amigos que ficaram em Busan para minha casa, os mandei de táxi até o terminal. Agora, quando vou às transmissões, esses amigos ainda enviam muitas mensagens para mim. 

- Acho que qualquer um pode dizer que Dujun se deu bem no exército. Você também foi um “consultor de casais” 

Eu fiz o meu melhor. Tentei fazer isso com o melhor de minhas habilidades.

- Não é um passe livre para quem é bom no futebol no exército? 

Mas não sou muito bom no futebol. Existem muitos amigos no exército que foram melhores do que eu. Porém, é verdade que no início chegamos perto porque eu gostava de futebol e jogava muito. À medida que me tornei mais graduado no exército, também me aproximei rapidamente dos juniores que gostavam de futebol. 

- Você é sempre tão humilde quando falamos sobre suas habilidades no futebol. 

Não, não. Eu realmente…

- Você já se gabou sem restrições? Que você era bom no futebol? 

Eu falei sobre isso de brincadeira. Dizer coisas como “Claro que sou melhor do que você” (risos). Não tenho muita certeza sobre minhas habilidades. Estou realmente jogando futebol por interesse. 

- Sua mãe uma vez disse isso em uma entrevista. Desde os dias de trainee de Dujun, sempre que você se depara com coisas que o deixam infeliz, você joga com uma bola em vez de expressar seu descontentamento com essa questão.

Sim. Eu gosto de futebol, mas para mim, não existe um refúgio perfeito para seguir. É assim agora, e foi assim comigo mesmo no passado. 

- Você ainda joga sozinho?

Agora, não é interessante jogar sozinho. Em vez de brincar sozinho, aproveito o tempo para me reunir com as pessoas, mesmo que rapidamente. Quando eu era jovem e estagiário, não podia fazer isso, mas agora posso. Existem muitos fanáticos por futebol ao meu redor que se juntariam comigo mesmo se eu ligasse para eles às 00h. Isso inclui meus amigos normais e celebridades também. 

- Ah, mesmo que você goste de futebol, não é demais chamar outras pessoas para jogar futebol às 00h? 

(Firme) Não.

- (risos) Tudo bem, vamos com amigos fanáticos por futebol que iriam sair mesmo se estivessem dormindo ou bebendo... 

É realmente o caso. Existem fanáticos por futebol. Eu sou um. Costumava jogar bola sozinho até meus 20 anos, isso devido à minha vida agitada e agendas conflitantes, mas como agora eu conheço mais pessoas, sempre que encontramos a oportunidade de jogar futebol, nós fazemos isso juntos. É realmente divertido. 

- Existem situações em que as pessoas desenvolvem alguns hábitos ruins depois que voltam do exército. Como se tornar um 'boomer'. Você já teve momentos em que teve essas preocupações?

Acho que teria ficado para trás se não fosse para o exército. Não estou em uma idade em que me tornaria um 'boomer', mas o pensamento de alguém em seus 20 anos e o pensamento de alguém em seus primeiros 30 anos, definitivamente são diferentes. No início dos 20 anos, eu seria imprudente, uma pessoa sem hesitação, e muito provavelmente flexível em pensamento sobre tudo. Porém, tem horas que eu penso “A gente pensa da mesma forma né?”. Saber que estou lentamente mudando de mentalidade. Eu senti isso como uma das características únicas do meu trabalho. Eu sinto muito isso quando assisto aos videoclipes dos grupos ídolos recentes. “É realmente incrível que eles fizeram o que eu provavelmente não poderia fazer nos meus 20 anos”. “É realmente uma geração em que seria impossível estrear se não se conseguisse o pitch perfeito” 

Assim como o BEAST, a estreia do HIGHLIGHT foi definida em uma estrada de vitória desde o inicio.

Não, não. Eu costumava pensar assim também, mas olhando para as performances desses ídolos que estrearam recentemente, eu acho que eles são realmente incríveis. Acho que é por isso que tive alguns receios sobre nossas futuras promoções depois de sermos dispensados do exército. Eles são mais jovens do que eu, mais bonitos do que eu, bom, eu nem sou bonito, mas de qualquer forma, eles são juniores que estão mais quentes na cena do que eu. Acho que essa é a parte em que me torno mais sensível, como mencionei antes. 

- Eu acho que Yoon Dujun ouve “Você é bonito”, tanto no passado como agora. 

Não, são apenas os fãs que dizem isso 

- Ah, não é. Sempre conduzo entrevistas, então fiz algumas pesquisas e sei disso quando há coisas assuntos envolvidos. "Yoon Dujun é bonito" não é nada adulador. Fiquei agradavelmente surpreso quando houve tantos “Você é bonito”, “Você faz meu coração palpitar”. Também houve muitas palestras sobre como você é um “passe livre para o engajamento”. 

Sério? Eu realmente não procuro comentários... Então não estou tão ciente. 

- Você sempre acena com as mãos (para reagir a esses comentários), você faz isso porque não sabe como reagir ou porque se sente bem?

Eu me sinto bem, mas também não sei o que fazer. (risos) Ouvir que sou bonito, bom, é muito bom.

- Você disse que estava se sentindo sensível e hesitante, mas se envolveu em muitas atividades logo após ter sido dispensado do exército. 

Sim. Felizmente, muitos lugares me procuraram. Eu só quero aparecer em tantos quanto eu for capaz. Porque os fãs gostam quando eu apareço muito. Eu acho que eles realmente sentiram muito a minha falta. Acho que é certo que eu me envolva em muitas atividades, já que não sou do tipo que se comunica via SNS, ao contrário de Yoseob. 


 Entrevista ESQUIRE 20.08.20: Parte 2



Você fez um programa especial de variedades. Qual é o significado por trás disso? O que é um programa de variedades para Dujun.

Parece que é divertido. Fazendo isso sem preocupações. Claro, é certo fazer isso com diligência, mas eu apenas tenho que fazer de acordo com o que costumo fazer. Na verdade, um programa de variedades é aquele do qual você não pode mentir, não importa como. Drama é uma performance, palco também é uma performance, eu acho que para programas de variedades eu só tenho que mostrar quem eu sou. É isso que o torna mentalmente confortável. 

- Entre os atores, há muitos que acham que programas de variedades são difíceis de fazer. Pois a forma de trabalhar é diferente de agir. Conforme a câmera continua gravando, e por muito tempo também, eles se sentem nervosos e cansados. 

Você está certo. Isso também pode acontecer. Mas para mim, já que fiz um programa de variedades logo na estréia. Era <Sunday to Sunday Night>, fui para a África cavar um poço. Durante esse tempo, também foi extremamente cansativo. Foi difícil. Mas com o passar do tempo, isso me fez sentir um pouco de exaustão emocional em relação ao programa de variedades. 

- No entanto, parece que é mais cansativo fisicamente.

Você está certo. Após a dispensa militar, eu só fiz <4 Wheleed Restaurant> e foi muito cansativo. Na verdade, eu não sabia que ia ser tão cansativo... Eu sabia que era cansativo cuidar de um restaurante, mas não sabia que era nessa medida. Eu fui presunçoso. Quando vamos a um programa de variedades, devemos conversar muito e nos divertir muito. Mas não pude usar nem 1% da minha energia para fazer isso. Eu não conseguia nem pensar nisso, era tão cansativo. Eu apenas fiz meu trabalho. (risos) 

- Por outro lado, parece que você ficou mais relaxado para o programa de variedades relacionadas à conversação. Comparado com o passado. 

Fiquei mais relaxado em comparação com a última vez. Agora, não importa qual transmissão eu faça, já que são todas pessoas que encontrei antes pelo menos uma vez, e pessoas com quem já trabalhei antes também. Isso me deixa confortável. Mas quando faço junto com hyungs ou sunbaenims, ainda não sei quando é a hora certa de entrar na conversa, o momento é difícil de encontrar... Mesmo assim, não estou tão impaciente e nervoso em relação à última vez. No entanto, como você mencionou há pouco, ainda é cansativo para mim fisicamente. 

- Pessoalmente, qual é a atividade que você mais espera? 

Hmm... 

- 'Wanderer Yoon Dujun'? (O canal do Youtube que Yoon Dujun fez e revelou em um programa)

Sim. Você está certo ao dizer que estou mais ansioso por isso. Mas, devido ao período atual, é difícil fazer qualquer coisa. Porque é um período difícil para viajar livremente. 

- Você ainda não configurou o canal. Normalmente, quando você diz em um programa de variedades que está fazendo "Wanderer Yoon Dujun", as pessoas geralmente trabalham duro para fazer o upload de seu primeiro conteúdo próximo ao momento em que o programa é transmitido. 

Por isso, parece que existe um mal-entendido. Parece que muitas pessoas pensaram que eu participei de um programa de variedades para promover meu canal no YouTube. Mas não é assim. Na verdade, eu falei muito durante a reunião,e eu espero que não sejam transmitido. Mas se for assim, não há muito o que mostrar entre as coisas que o gerente e eu fizemos. 

- Entendo. Mas não é ruim participar de um programa de variedades para promover. Estou confuso, quando não consigo procurar o canal. 

Estou um pouco chateado. Eu queria liberar silenciosamente enquanto me preparava para isso, sem qualquer aviso. Sem pensar muito, só fazendo disso um canal onde faço o que quero. 


- Você está interessado em coisas como "Decorating Diary", como você mencionou recentemente? Você vai olhar para ele sozinho, se esforçando para decorar e curtir sozinho 

Sim. Eu acho que é parecido. Fazendo sozinho e assistindo sozinho. Porém, como sou uma celebridade, acho que seria uma boa ideia compartilhar isso com quem gosta e me apoia. Eu gosto e meus fãs também gostam. No entanto, sinto que agora o trabalho que faço agora está indo para uma direção diferente e mais ampla do que eu gostaria que fosse. Isso faz meu coração doer. Tem vídeos que eu gravei, todos eles fazem parte das minhas memórias. 

- Houve muitos pontos no tempo em que não conseguimos diferenciar se, era uma piada ou se você estava falando sério, quando disse que era um projeto para o qual você estava se preparando há 10 anos. No entanto, foi quando você mencionou que estudou edição de vídeo por conta própria que sentimos “Ah, ele fala sério sobre isso”. Qual programa você usa? 

Adobe Premiere. Mas, estou apenas no estágio seguindo o que vejo. Estou na fase em que tudo parece interessante porque sou iniciante. Tentei ser criativo, entretanto é mais difícil tentar expandir totalmente a minha criatividade. Embora seja difícil, acho o processo de fazer interessante. É bom relembrar, durante a edição, sobre ir a lugares diferentes com pessoas com as quais me sinto confortável para fazer algumas filmagens. 

- Entendo. Aprender a editar é difícil e leva muito tempo apenas para aprender. Deixe isso para as pessoas que são boas nisso. 

Claro, terceirizar e deixar isso para eles criaria resultados muito melhores. O clipe pode ser mais interessante e a qualidade pode ser melhor. No entanto, se eu fizesse isso, acho que seria apenas mais um show de variedades. Não é isso que eu quero. 

- Seu primeiro álbum solo foi lançado há 1 semana.

Sim, .

- Todos os membros do HIGHLIGHT já fizeram álbuns solo antes, mas é a primeira vez de Dujun. Existe uma razão para isso? 

Acho que eu não desejava um álbum solo. Desde o início, comecei meus sonhos de ser um cantor, querendo ser membro de um grupo ídolo

- Você pode pensar assim quando está começando, mas conforme você continua suas promoções solo, seus pensamentos podem mudar. Fazer atividades solo dá a você mais exposição a outros artistas que também fazem solos, e eles podem deixar uma boa impressão em você. 

Não tenho certeza. Na minha opinião, as promoções de grupo são as melhores. Eu também acho. Embora alguém possa mostrar sua individualidade e seus encantos de forma mais definitiva por meio de promoções solo, onde possa dar uma sensação mais fresca, não acho que pode ofuscar o que se pode fazer com um grupo. Não importa para qual grupo eu olhe, sinto o mesmo. Eu estava pensando principalmente em como os fãs podem estar chateados, já que os outros membros da minha equipe já fizeram promoções solo antes, com exceção de mim, enquanto me preparava para .

- Seu álbum parece transmitir uma mensagem notável. Vamos primeiro falar sobre a sua 1ª faixa que fala sobre vazio e solidão.

Acho que se trata mais do meu estado emocional e de meus sentimentos, do que uma mensagem. De qualquer forma, como é meu primeiro álbum, achei que era certo falar sobre mim, eu moldei o álbum em torno desse conceito. Quando eu era jovem, por que eu achava que alguém ficaria mais forte quando se tornasse um adulto. Ter pensamentos como “Muitas coisas se tornarão insignificantes quando eu for mais velho e tiver experiência de vida suficiente”, enquanto olho para meu pai. Mas esse não é o caso. À medida que envelhecemos, também nos tornamos mais sensíveis e existem mais coisas com as quais precisamos nos preocupar. Estou sentindo isso ainda mais agora. 

- Há um refrão na sua música título “Lonely Night” que diz “Não é solidão. É apenas um vazio. Não é desejo. Eu me perdi. ” 

Isso mesmo. Gostei muito no momento em que ouvi. A letra não foi escrita por mim, mas parecia que era? Ah, essa é totalmente minha história.

- Seguindo a 1ª faixa "0:00am", "Lonely Night" também expressa futilidade e vazio, mas sua terceira música é uma canção de amor. A 4ª e a 5ª canções falam sobre o seu alívio e gratidão. O título do álbum também é "Daybreak". Achei que você tivesse criado uma mensagem realmente única. 

Acho que você ouviu bem e foi capaz de relatar o que encontrou nas músicas. A composição do álbum, a composição das canções ou a composição da faixa-título. Acho que é o que muitas celebridades, especialmente ídolos que passaram pelo exército, podem reportar. Parece que os limites foram aumentados, em comparação com antes, mas ainda assim não se pode ignorar o vazio. 

- Não faz muito tempo, você carregou um longo post no Instagram, depois de beber um pouco de cerveja. Foi um post para expressar seu agradecimento pelo apoio e atenção que você recebeu. 

Ah, isso realmente... (risos) 

- Você ainda está envergonhado? Achei que você fosse excluir , mas quando olhei de novo, você não apagou.

Seria mais estranho se eu excluir. É por isso que não publiquei nada depois disso. 

- Por quê? Você deve publicar bastante conteúdo para colocar esse post no passado, ainda mais rápido. (risos

Eu só preciso parar de usar SNS por enquanto. (risos) Só isso, eu fiquei muito grato naquela época. Já que os fãs me apoiam mesmo quando existe nada. Quando eu estava no exército, eles me escreveram cartas, compraram álbuns e ouviram minhas músicas também. Por isso, sou extremamente grato. Por quem sou… 

- Você disse que está extremamente envergonhado, mas está revivendo o que postou no Instagram.

(risos) ah, parece que sim enquanto falamos sobre isso. Enfim, fico constrangido por ser constrangedor, mas essa é a minha sinceridade. 


--------------------
Fonte: Revista Esquire Korea - Parte 1 | Parte 2
Trans. for English by: @bbidubbidu @1016lightx
Trad. para Português BR + Adaptação: @_valight  | Revisão: @Leee_Mari


Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates